Curso de Poesia | Fevereiro

Versos & Memórias

Aprenda a transformar suas memórias em poesia

unsplash-WA_O4UAUfxc_edited.jpg
KUJICAM_2021-09-07-16-25-18_developed_edited_edited.jpg
"A memória precisa de âncoras. Estímulos sensoriais — um cheiro, um som, uma imagem — podem desencadear memórias e emoções."


Carlos Iván Degregori

O Curso “Versos e Memórias” com o Lucão é um mergulho nas nossas lembranças para desenvolver a escrita poética através das próprias histórias.

 

A poesia é a arte que nos comove através do espanto. Um quadro, uma foto, uma paisagem e até mesmo uma memória podem ser poesia. Para isso, para escrever os versos é preciso desenvolver a capacidade de lembrar e também de transformar lembranças em poesia. Mas como? Utilizando, além das memórias, os recursos da escrita, como os jogos de palavras, as figuras de linguagem, as contradições, brincadeiras e, principalmente, a paciência para desenvolver uma escrita original.

 

É na conjunção entre memória e técnica que a escrita poética acontece. As memórias são matérias-primas preciosas para o desenvolvimento da escrita: as histórias da infância, as relações afetivas, a família, as saudades, os cheiros, os temperos, os amigos, as brincadeiras… E as técnicas ajudam a transformar pequenos acontecimentos em versos com significados poderosos. 

Todo mundo tem histórias para inspirar a escrita poética. Portanto, todo mundo pode escrever poemas e desenvolver uma escrita sensível. Mas muitas pessoas ainda têm medo ou dificuldade com o verso, por imaginar que a poesia seja uma escrita difícil e distante. Ao contrário do que se imagina, a poesia é simples e acessível. Todo mundo merece escrever seus versos. 

Nossa memória
é poética

Um dos lugares mais férteis para o texto é a memória. Nossas vivências, as relações afetivas, a família, a infância, as viagens, os sonhos e os sentimentos são a bagagem da escrita de um texto sentimental-lírico. Nossa memória é uma fonte inesgotável para essa escrita. Aprender a usar o que vivemos para construir um texto poético é um caminho poderoso. Transformar uma saudade em um verso, um amor em um poema, uma infância em poesia é o que torna a escrita poética uma das experiências mais saborosas com a palavra.

Sobre o curso

É isso que vamos aprender no curso "Versos e Memórias", a usar as próprias experiências, aliadas às técnicas, para desenvolver a escrita do poema, ampliando a capacidade de escrever poesia através das próprias vivências.

 

O Curso “Versos e Memórias” é para quem gosta de poesia e também para quem quer desenvolver a sensibilidade poética.

Serão 3 encontros, de 2h cada, com leituras e análises da própria obra do Lucão e também de autores como Manoel de Barros, Mario Quintana e Adélia Prado. 

 

PROMOÇÃO: as inscrições feitas até o dia 01/02 ganharão 1 livro dedicado pelo autor. Reserve sua vaga!

QUANDO

15, 17 e 22 fev - 19h30 (2h)

ONDE

Via Zoom (ficarão gravadas)

VALOR

R$ 350,00

PRIMEIROS INSCRITOS

Ganham 1 livro do Lucão

AULA 1

MEMÓRIAS POÉTICAS

Como se sensibilizar para usar as memórias na escrita poética. Um mergulho nas histórias de si

15 FEV

AULA 2

RECURSOS DA POÉTICA

Como transformar o texto comum em poesia. A metáfora e as figuras de linguagem

17 FEV

AULA 3

REFINAMENTO E SARAU

Como lapidar o texto, como trabalhar a síntese. Análise e apontamentos das produções 

22 FEV

Lucão

Lucão é escritor, autor de 6 livros, sendo 4 de poesia, 1 romance e 1 de crônicas. Formado em Comunicação Social (publicidade e propaganda) pela Universidade Federal de Goiás, é professor de cursos de escrita criativa e literária desde 2017. Também é cronista do jornal O Popular e tem um programa de literatura intitulado "Dois dedos de prosa e verso" na Rádio Difusora.