Travou? 3 dicas para soltar sua escrita
- Lucão

- 27 de nov. de 2023
- 2 min de leitura

O que mais escuto das pessoas que querem escrever, mas de algum modo não conseguem, é que quase sempre elas travam na hora da escrita.
Essa também é uma das coisas mais comum de acontecer quando eu vou escrever, de travar diante de um texto. Para quem escreve muito ou pouco, essa é uma realidade comum, as travas. A diferença é que quem escreve e desenvolve a escrita constantemente sabe fugir melhor dessas travas.
Eu já tenho pronto (mentalmente) algumas saídas para soltar o texto ou avançar na escrita quando travo. Uma das coisas mais importantes que faço quando a trava acontece é tentar identificar qual a minha dificuldade naquele momento.
Os motivos para uma trava acontecer podem ser diversos, como a dificuldade em abordar um assunto sensível, a falta de informação sobre o que se pretende escrever ou o simplesmente o cansaço físico. Normal, normal e normal… O importante é saber identificar o que está travando a sua escrita para saber como avançar.
Por isso eu troquei a expressão “bloqueio criativo” por “dificuldade”. Isso me ajuda a avançar. Mas também confesso que tem dia que não vai. O que eu faço? Relaxo.
Se for esse dia, relaxe.
Se não for, vou deixar 3 dicas simples no post para ajudar você a avançar. Depois você me conta aqui se as dicas ajudaram. Espero que sim.
1. Escreva o que vier à cabeça
Ao menos para começar, escreva a primeira frase que vier à cabeça
2. Comece pelo banal
Olhe para as histórias pequenas, elas são as fagulhas para as histórias maiores. Você gosta de café? Qual o pior que já tomou?
3. Desligue o modo revisor
Na hora de começar, escreva sem julgamentos. Muitas vezes travamos porque misturamos criação com revisão. Revise somente no fim
Gostou? Comente aqui a primeira frase que veio à sua cabeça :)






Comentários