top of page
Buscar

O que você odeia?



uma mão tampando o rosto

Uma boa dica para estimular a escrita criativa é: escreva sobre o que você odeia. Não para curar o seu ódio. Mas para tirar a escrita do lugar comum.


Quando se escreve muito, é comum se acomodar em um tema só ou em uma só forma de escrever. E aí, por conta do volume de texto, também é comum se cansar da escrita.


Por isso eu gosto de me provocar a escrever com outros sentimentos. Eu mesmo sou um escritor que costuma escrever com certo otimismo. Sou poeta, falo de amor nos poemas, da minha família, sou mais alegre do que triste escrevendo. Mas também, muitas vezes, me canso de mim. E aí, para sair desse lugar, gosto de me perguntar: o que eu odeio?


Então começo a escrever a partir de outro ponto, do meu ódio, da minha raiva, das coisas que eu não costumo falar. Isso, além de me estimular a escrever mais, me revela novos temas e caminhos diferentes para a minha escrita.


Isso também é uma forma de estimular a criatividade, de explorar novas áreas, que ficam abandonadas por conta de costume, conforto ou falta de tempo.


O que você odeia? Quando se cansar ou travar na escrita, se pergunte isso. E comece a escrever. Seja específico, não fique só no ódio geral, mas mergulhe em algum lugar. Se pergunte: o que eu odeio comer? O que eu odeio fazer aos domingos? Qual a pior viagem que você eu já fiz? Qual pessoa eu odeio mais?


Todo mundo odeia alguma coisa. E talvez seja ela a sua melhor ideia para uma escrita mais estimulante.


bottom of page