Mais fôlego para atravessar
- Lucão
- 19 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

A escrita, para mim, é uma atividade que exerço com muita discrição, cuidado e timidez.
Enquanto escrevo, sozinho, mergulhado nas histórias que quero escrever, fisicamente me escondo, num esforço de não me verem trabalhando, pois sou tímido, mas também de proteger ao máximo a cena do meu crime. Não me arrependo de cometer esse crime assim.
Sou tímido. E também acho que assim eu protejo esse meu gosto, o de escrever, de alguns olhares indelicados ou insensíveis.
Só depois da escrita, meus textos vão para o mundo. E eu adoro espalhar meu material. Tanto para que me leiam quanto para que eu me desapegue dele. O meu processo de escrita é baseado no desapego: escrever e espalhar. É assim que escrevo o próximo.
O que acontece depois deste trabalho de escrever e espalhar é uma espécie de lucro do meu trabalho. As mensagens que recebo, e-mails e directs, as propostas de trabalho, os bate-papos, as amizades a partir das leituras dos meus livros e do carinho comigo, tudo é o meu lucro.
Meus cursos de escrita nasceram do lucro. Sem saber o que fazer com as dúvidas que me enviavam, as mensagens de socorro, os pedidos de auxílio na escrita de cada um, montei cursos para dividir com outros a possibilidade de viver os prazeres que vivo.
Os cursos me deram mais fôlego, com novas histórias, novas pessoas e caminhos originais para a escrita de cada um. Então hoje eu vim dividir um pouco desse lucro que recebo depois de ensinar o que sei sobre o processo de escrita. Apesar de tímido, quero exercitar aqui minha coragem para dividir mensagens que me deixam envaidecido. Um envaidecimento que também acolho com carinho :)
E que as mensagens te sirvam de inspiração para tentar, seguir e encontrar o seu lugar na escrita. Para que você também sinta esse prazer ao escrever.
“O que mais me encanta é a sua simplicidade e generosidade de ensinar, de nos tirar do impossível e ver o possível. Não tem ideia do quanto me fez crescer como escritora(Carmen)
“Tem sido uma experiência maravilhosa. O seu curso foi um presente que resolvi me dar, e está sendo um grande pontapé, cheia de ideias” (Bruna)
“Suas aulas já estão surtindo efeito… Ontem antes da aula eu visitei meu avô, e logo após a aula, peguei o gancho das “mãos enrugadas” que você mencionou…” (Renata)
“Essa generosidade do Lucão em compartilhar as emoções, os conhecimento e técnicas é bonito demais, né? Se hoje consigo colocar algumas histórias no papel, ele tem grande contribuição nisso” (Vivi)
Falta 1 semana para a nova Balsa
Com autoras como Annie Ernaux, Elena Ferrante e Clarice Lispector, na segunda começa a nova travessia para escritores na Balsa. Um curso profundo, de 6 semanas, com aulas às segundas-feiras. Em cada encontro, um estudo de uma autora notável, para compreendermos a escrita por diversas perspectivas. E aprendermos juntos a desenhar a nossa jornada de escritoras e escritores. Ainda dá tempo de participar. Saiba mais pelo link a seguir e reserve seu lugar na nova Balsa > > >
Comments