top of page
Buscar

Força literária


Ontem, na Balsa, com os alunos do curso, falei de um tema que me interessa bastante, que é a distinção entre um texto comum e um texto literário.

É muito difícil determinar essa diferença, ou desenhar esta fronteira que divide a literatura de um texto comum. Mas, de certo modo, tem um elemento que ajuda a distinguir os dois textos, que é a força que eu coloco sobre o texto.

Eu chamo isso de força literária, que, para mim, é a quantidade de empenho que coloco para empurrar o texto de um lugar comum para um lugar mais original, pela forma ou pela própria história.

Força literária também tem a ver com o tempo que eu disponho para fazer essa força. Quero dizer: literatura não acontece num estalo de dedos. Um bom texto não nasce assim. Isso se chama sorte. Literatura acontece com a gente debruçado na história, nos versos, na crônica, até encontrar, no que escreve, a originalidade.

Por escrever muito as crônicas, é comum meus leitores pensarem que tudo que escrevo tem a ver comigo. Mas acredito que isso seja mais mérito da força literária que coloco sobre o texto do que sobre a história em si. Os leitores só serão capazes de acreditar na história se ela for bem escrita. E uma história bem escrita leva tempo para acontecer. E leva também recursos da escrita, da língua, da literatura. Quando os leitores, na minha última crônica, acreditaram que eu não gosto do termo PET para falar de cachorro, isso diz mais sobre a capacidade do meu texto de convencer quem me lê do que sobre a história em si, que é simples.

Sim, talvez eu não goste mesmo do termo PET. Eu gosto de cachorro. Mas isso é uma questão pessoal, não da literatura. Como escritor, o que interessa é saber se o meu texto — o meu empenho literário em fazer você acreditar na história — deu certo.

Força literária é isto: o empenho de força e de tempo para transformar um texto comum em um texto original e convincente.

Quer escrever melhor? Estude, empenhe-se e coloque mais força literária no seu texto.

Força!


---


Falando em força literária, uma dica para você ganhar força:

A crônica é um dos gêneros literários mais populares da literatura. É um texto curto, leve e criativo, que transforma as histórias do nosso dia-a-dia em textos literários. Um dos gêneros mais saboroso para aprender. E ideal para quem quer contar melhor suas próprias histórias.

Nas aulas, vamos estudar o gênero literário para desenvolver a capacidade de olhar para o cotidiano, capturar as histórias e transformá-las em bons textos.

Vamos aprender a usar a força literária a nosso favor, a favor das nossas vivências. Não perca. Reserve sua vaga. As inscrições abriram no domingo. As aulas começam no dia 8 de agosto. E também ficarão gravadas aos inscritos, caso perca algum encontro. Saiba mais aqui





bottom of page