top of page
Buscar

Comece adiante



Não é que eu ache fácil escrever. Não. Mas hoje, por ter de onde partir, os começos, para mim, são bem menos turvos do que antigamente.


“Cadê você aqui?”.


Eu me lembro do meu professor me fazendo essa pergunta quando eu escrevi uma redação e ele corrigiu. Ele me disse que aquela era uma boa redação. “Mas cadê você aqui?”


Fiquei anos com essa pergunta do meu mestre Paulo na cabeça. Como um fantasminha do bem, é uma questão que sempre me aparece quando me sento para escrever um texto. E então eu começo minha escrita a partir das coisas que eu tenho, das palavras que sei, das histórias que me lembro, dos acontecimentos que consigo narrar com autoridade.


É uma forma de levar vantagem na largada. Quero dizer: é um jeito de começar a escrever já adiante, como se iniciasse uma corrida mais próximo da chegada do que os oponentes. Com a diferença que na escrita não há oponentes. Escrever não é competição.


“Uma escritora com pressa é a primeira a não chegar...”


Rabisquei essa frase acima enquanto pensava no tempo que levava para escrever um bom texto. Enfim, quero voltar ao meu mestre, ao “Cadê você aqui?”.


Em tudo que a gente escreve, é possível estar presente. É preciso estar presente. Quando tenho uma ideia de um texto, costumo pensar antes no que eu sei sobre essa ideia. Quais histórias eu tenho sobre esse tema? Qual relação mantenho com a minha ideia? O que eu posso trazer de mim para o que quero escrever? Quais palavras eu tenho para escrever a história? É desse lugar vantajoso, cheio de matéria-prima, que começo meus textos.


“Cadê você aqui?”


Essa é uma fórmula para quem quer ganhar vantagem na hora de escrever um texto. Comece com as histórias que você pode contar.


Comece com você aqui.


Curso de poesia


Em julho, darei um curso de poesia chamado “Versos e memórias”, para quem gosta e quer experimentar um pouco mais da escrita poética. Vamos ler muitos poemas de Adélia Prado, Manoel de Barros, Mario Quintana e também os meus. Vamos analisar suas formas e seus temas e descobrir como usar nossas histórias na escrita delicada da poesia. Um curso para viver uma experiência bonita com a palavra. O valor promocional para as primeiras vagas termina nos próximos dias. As aulas ao vivo também ficarão gravadas para você estudar no seu ritmo, caso não possa assistir ao vivo. Saiba mais aqui e reserve sua vaga promocional > > >

Comments


bottom of page