top of page
Buscar

A opressão na literatura



Às vezes, ouvir outros escritores falar sobre a escrita me oprime. Digo isso com todo o risco de ser agora um opressor para você, mas é um risco que eu preciso correr e discorrer sobre. Pois é o que sinto.


Quando escuto um escritor ou escritora que escreve muito e escreve bem falar que escrita é uma coisa só, é aquele caminho que ele ou ela seguem fielmente, me sinto bastante oprimido. Até conseguir voltar a mim e me lembrar que escrita não é isso, me ofendo um pouco. Sinto raiva também. E certo desânimo.


Por sorte, ou por esforço mesmo, hoje eu consigo sair dessa sensação de opressão mais rapidamente. Consigo, de algum modo, absorver um pouco do que foi dito, quando dito dessa forma, e jogar todo o resto que não importa fora.


E o mais importante, consigo me lembrar que escrever é muita coisa. Quem diz que escrita é uma coisa só, um caminho só, um tema só, experimentou muito pouco do universo da palavra.


Escrita, principalmente a literária, é uma atividade muito íntima, que deve ser exercida com bastante respeito, principalmente a si mesma. É preciso estudar a escrita, ler e exercitar bastante para desenvolver um bom texto, mas jamais, e eu quero reforçar muito essa palavra, jamais, devemos aceitar a opressão de uma escrita imposta a nós. Uma escrita que jamais se encaixaria no nosso processo, na nossa vida.


Escrever é íntimo. E a conquista da escrita é uma jornada. Interromper essa jornada para implantar uma outra escrita, que não a minha, é o maior pecado que eu posso cometer comigo mesmo. 


Escrever, principalmente a literatura, é um processo que se aprende mais só do que bem acompanhado.

Minha reflexão, enfim, é essa: seja franca consigo mesma. Desenvolva sua escrita de verdade, lendo, escrevendo, estudando e com bastante investimento de tempo. Escute outros escritores como modo de respiração, respire-os. Mas na hora de escrever, volte-se para si.


E escreva o que só você poderia escrever, com as memórias e os motores que só a sua máquina humana tem. 

:)


- - -


Para soltar as palavras


Nossa nova oficina de poesia, para você aprender escrever com as asas abertas, começa na próxima segunda-feira, dia 26. Acesse o site do curso “Gente & Verso” para reservar sua vaga. Um curso para saborearmos a escrita poética e aprendermos como usá-la na nossa escrita. Ou como pintar os nossos próprios versos :) Liberte suas palavras. Inscreva-se nas últimas vagas > > >

bottom of page