top of page
Buscar

A memória é uma coisa fantástica



E se a internet fosse desligada amanhã e você não pudesse mais pesquisar para escrever um texto? O que faria?

 

Eu me alimento bastante das redes, faço pesquisas quando preciso de mais informações. Mas faz um tempo, desde que me tornei cronista, que aprendi a usar outra fonte, ainda mais poderosa e inesgotável: a memória.

A memória é uma coisa fantástica.

 

Um dia, de tanto me perguntarem de onde eu tirava minhas ideias, passei a responder à pergunta com outra: onde você coloca as suas? Porque somos, cada um no seu mundo, um mundo de informações e histórias. Todos os dias, através do que vivemos, ouvimos, assistimos e lemos, nos tornamos uma fonte. Nossa memória é uma fonte inesgotável. Mas nos acostumamos tanto à facilidade da internet que, por vezes, deixamos de usar a fonte mais acessível que temos antes.

 

Quando passei a usar mais a minha memória para escrever literatura, percebi que ela é uma musculatura que quanto mais usamos, maior fica. Hoje, quando termino uma crônica, tenho outras duas ou três já enfileiradas para escrever. Porque uma porta abre outra que abre outra...

 

Minha mãe e meus irmãos, que sabem do meu gosto pela escrita memorialística, agora também me emprestam suas memórias para os meus textos. É como um novelo que você começa a puxar e se desenrola sem parar mais.

 

Já são 8 anos escrevendo crônicas para o jornal, além de 25 anos escrevendo prosa e verso para mim. Não tenho dúvida que a crônica me deu mais fluidez na escrita para avançar para as minhas histórias mais interessantes. Por isso também não tenho dúvida que é o curso que mais gosto de realizar, pois abre portas para outras pessoas escreverem a partir das suas memórias inesgotáveis.

 

Em junho, a partir do dia 24, darei minha segunda turma de escrita de crônicas desse ano. Para desenvolver a escrita a partir das nossas histórias, nossa fonte infindável. As inscrições estão abertas, com valor promocional para as primeiras vagas. Acesse o site do curso abaixo, veja a programação e reserve sua vaga comigo:


Comentarios


bottom of page