Lucão

mar 28

Paixão literária

A escrita literária contemporânea é uma escola para quem quer aprender a escrever melhor.

Muitas vezes, ao escrever, as pessoas ficam na superfície do assunto, seja em um post de conteúdo de marca ou em uma história familiar, e acabam escrevendo com as mesmas palavras e olhares que qualquer pessoa poderia usar. 

Mas isso é o contrário de um texto bom, como uma escrita literária. Por isso, quem não gosta de literatura, mas precisa escrever melhor, uma dica urgente: comece hoje a se relacionar com a literatura. Ela é o oposto do raso. Principalmente a literatura contemporânea, que atravessa o desgaste dos temas comuns, como os amores e as relações, para contar as outras histórias. Ou contar as mesmas histórias, mas por um ângulo e profundidade diferentes. Essa é forma rica que um autor/autora deve usar para escrever melhor, o aprofundamento do texto a partir do apropriamento das histórias de si.

Aprofundar-se em um tema, revelar um detalhe que ninguém viu, caracterizar uma personagem a partir de um detalhe não usual, usar palavras mais específicas para falar de sentimentos, isso é modificar a forma da escrita. É assim que o texto ganha originalidade, trazendo-o para um lugar mais específico.

Quando olhamos para a literatura como a de Elena Ferrante, Annie Ernaux, Jon Fosse, Elisa Lucinda, Conceição Evaristo, autoras e autores que aprofundam-se em recortes específicos das histórias, não nos contentamos mais com qualquer texto. Nenhuma história ou nenhum texto será escrito igual se conseguirmos nos aprofundar no que a história tem, no que o conteúdo pode oferecer. Colocar as palavras certas para cada ideia é levar o texto para um lugar novo. Ou seja, único. 

Por fim, apreender literatura é o caminho que novos escritores/redatores/geradores de conteúdos precisam trilhar para fugir do texto comum, principalmente em tempos de conteúdos produzidos por inteligências artificiais. Então essa é minha ideia aqui: leia mais livros de ficção e observe os novos autores. Aperfeiçoe sua escrita alimentando seu prazer literário. 

Não há texto qualquer depois que se vive a literatura. Comece a desenvolver seu texto a partir dessa paixão literária. E não pare